terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO NO SINDSPREV

Pedimos a todos da categoria do SAMU CIVIL/RJ, representada pelo Sindsprev/RJ que compareçam ao mesmo no terceiro andar , rua Joaquim Silva 98 - Lapa, setor de cadastro para atualização de dados cadastrais no seguinte horário (10 às 17 horas).
Mais informações, contactar Leandro Vabo - Dirigente da Luta Samu Civil/RJ.
Telefones: (021) 9692-5042 / 8546-7440 / 3478-8245

sábado, 15 de janeiro de 2011

SAMU CIVIL RJ EM TERESÓPOLIS

O SAMU CIVIL/RJ, demitidos em 2008 pelo governador Sérgio Cabral e o secretário de saúde Sérgio Cortez, se sensibilizaram e se uniram em prol da sociedade de Teresópolis que foram assolados pela tragédia das águas. Em um simples telefonema de um para o outro, surgiu a idéia de nos juntarmos e irmos para o local colocando toda nossa experiência a serviço do povo. Trinta samuzeiros foram para Teresópolis ajudar nas buscas e resgates no bairro Campo Grande, terrivelmente devastado pela água. Aproximadamente 2 metros a altura da água em boa parte das casas., onde havia uma rua, o córrego tomou conta transformando-se em um rio pela força das águas, devastando tudo que encontrava pela frente: casas, carros, muros, cercas, supermercados, pessoas. Enfim, o caos total. Auxiliamos as tropas dos bombeiros na quinta e sexta-feira, resgatando graças a Deus, vítimas com vida ainda, presas pelas chuvas em suas casas, bem como infelizmente no resgate de corpos que estavam na superfície do local. A população nativa que sobreviveu à tragédia, estima que aproximadamente ainda existe cerca de centenas de corpos soterrados nos escombros. Nas buscas e salvamentos, as equipes certamente passaram sobre muitos corpos soterrados no local. O dirigente da luta do SAMU CIVIL/RJ, Leandro Vabo, entrou em contato com o vice-governador Fernando Pezão na quinta-feira pela manhã, informando que estaria avançando com a tropa para o local e mesmo agradeceu o apoio. Ficamos baseados no 16º GSM, quartel dos bombeiros na cidade.

Ontem, 23/01/2011, o grupo que estava lá retornou ao RJ com a sensação de ajuda satisfeita. No total, mais de 120 samuzeiros se disponibilizaram para esta empreitada (fazendo revezamento) trabalhando por 72 hs em conjunto com os bombeiros do 16º GSM, quartel local, entre outros tantos voluntários e outras unidades como Polícia Civl, Exército, Marinha, pessoal da Lei Seca, Defesa Civil, Cruz Vermelha e moradores locais.

Estamos à disposição e, se necessário, retornaremos para continuar apoiando a este povo sofrido atingido por esta tragédia anunciada.

A companheira, sindicalista e deputada estadual Janira Rocha, está engajada nesta luta junto com alguns outros companheiros do PSOL e o Sindsprev/RJ. O Sindicato além de medidas judiciais para apuração de responsabilidades, também recolheu e está recolhendo donativos para serem enviados para os locais atingidos. Alguns caminhões já foram entregues e esperamos que mais pessoas ajudem nesta batalha.

Agradecemos também ao Coronel Roberto Silva, do 16º GBM, pela estrutura de alimentação e alojamento que cedeu aos samuzeiros engajados