segunda-feira, 25 de maio de 2009

Descaso - "Nós estamos aqui de brinde"

O Blog aproveita esta mensagem para agradecer as manifestações de apoio e as reportagens que os amigos funcionários e a população em geral tem encaminhado todos os dias. Vamos continuar nossa luta a favor da vida, a favor desmilitarização do SAMU, a favor da Cidade e do Estado do Rio de janeiro e contra o DESGOVERNO CABRAL.



Segue abaixo mais uma reportagem. Data: 23/11/2008



Os recentes protestos e a insatisfação dos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o governo estadual, que pretende substituir motoristas, médicos e enfermeiros das unidade móveis por militares do Corpo de Bombeiros já causam prejuízos à população, evidenciado pela morte de um porteiro na noite de sábado, vítima de infarte, após aparente negligência no atendimento de emergência.


Severindo Ramos Dias, 51, há dez anos na portaria de um dos prédios do condomínio Barramares, na Barra da Tijuca, sentiu-se mal, às 23h40 deste sábado, quando o síndico, Basílio Clementino, tentou contactar o Samu através do 192. Após 30 minutos tentando um contato, sem ninguém atender, ele conseguiu falar com uma funcionária, que solicitou diversas informações para preencher uma ficha.

"Reclamei que havia uma pessoa morrendo, que era um absurdo perder tempo ao telefone, e ela desligou na minha cara", disse Basílio. Em seguida, o síndico conseguiu falar com o Corpo de Bombeiros pelo 193, e às 0h30 a ambulância do Samu chegou, quando Severino já havia falecido.


Segundo Basílio, ao reclamar com a médica que veio com a ambulância sobre a demora, e relatar sua discussão ao telefone, ouviu a resposta: "Nós estamos aqui de brinde".



Durante os cerca de 40 minutos que o porteiro aguardou o socorro, dois médicos moradores do condomínio ainda tentaram reanimá-lo, e Severino morreu no elevador, no momento em que o síndico o levaria em seu carro para o hospital. As câmeras do circuito interno do edifício registraram toda a movimentação, inclusive o momento da morte.


"Vamos ver se com essa perda pelo menos conseguimos salvar outras", disse Basílio. Severino era casado, morador de Austin, e deixa três filhos. O corpo foi levado no início da madrugada deste domingo à Santa Casa de Misericórdia.

0 comentários:

Postar um comentário